Agro NegóciosGestãoRadar Agro

Planejamento na agricultura familiar como diminuir riscos de produção

0

A agricultura familiar é aquela realizada por pequenos proprietários rurais em que a mão de obra consiste no núcleo familiar. Por ser uma pequena propriedade imagina-se que na agricultura familiar seja mais fácil a produção e comercialização dos produtos ofertados. Contudo, o planejamento é o principal fator para se obter sucesso não apenas em pequenas propriedades rurais mas em todos os investimentos, visto que, é essencial estar preparado para possíveis riscos.

O planejamento é de fundamental importância para a gestão de um negócio, pois dessa forma é possível o produtor ter conhecimentos necessários para viabilizar recursos para melhorias e otimizar o meio de produção. Com o planejamento, é possível o produtor identificar quais setores necessitam de melhora e assim futuramente evitar os riscos.

Outro fator importante que deve receber a atenção do agricultor é o solo em que trabalha, é necessário sempre ter atenção com os cuidados com a terra e a qualidade de seus produtos que vão ser colocados no mercado. O valor mais importante da agricultura familiar é o respeito e cuidado com a terra.

A agricultura familiar deve começar com pequenos plantios para que não tenha perda da produtividade. Outro bom investimento é a produção orgânica que cresce cada vez mais sua procura no mercado. Entretanto, para obter lucro a melhor forma é produzir conforme a demande para que dessa forma não ocorra perda do plantio, ou seja, não acumular um estoque maior do que o potencial de venda.

FONTE: Sebrae 

Gestão no Campo

Passo a passo para elaborar o plano de negócios de seu agronegócio

Previous article

Estudo mostra megatendências que impactarão sistemas alimentares

Next article

You may also like

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *