Agro NegóciosGestãoRadar Agro

Passo a passo para elaborar o plano de negócios de seu agronegócio

0

Para obter melhores resultados no mercado, é preciso planejamento. E esse planejamento vai ser definido levando em consideração aspectos como estratégia de mercado, gestão financeira, produto e o mercado que deseja atuar, sendo eles na agricultura, produção de leite ou carne.

Planejar-se antes de começar um agronegócio é o passo mais importantes, pois dessa forma é possível o produtor prever os possíveis erros e acertos de seus investimentos no mercado e assim acabar tendo mais segurança e sucesso  quando começar a atuar.

Analise

O primeiro passo para iniciar o planejamento é realizar uma analise de mercado. Nessa etapa o produtor irá fazer uma pesquisa no intuito de conhecer seus clientes, concorrentes e fornecedores, buscando também definir e detalhar os produtos oferecidos. Essa pesquisa pode ser feita por meio de questionários, entrevistas, analise da concorrência ou até mesmo por meio de conversas com clientes em potências, oferendo um produto de acordo com a necessidade e demanda da região.

Qualidade e custo

O próximo passo que o produtor irá pensar é em como o produto será visto no mercado,ou seja, seu posicionamento. Nessa etapa é importante que o produtor defina a qualidade e o custo-benefício que deseja que seu produto seja apesentado no mercado.

Operacional e financeiro

Após as duas etapas descritas, o próximo passo consiste em definir como o plano será executado. E para isso é necessário realizar um plano operacional, ou seja, como o agronegócio será estruturado, levando em consideração a localização, estrutura e equipamentos necessários para a produção. O produtor deve pensar também no número de clientes que consegue atender mensalmente, além de elaborar uma estimativa de quantos funcionários serão necessários e quais serão as tarefas distribuídas.

Outro fator que deve ser pensado para a execução do planejamento é o plano financeiro. Nesse contexto, é necessário que o produtor descubra se o projeto é financeiramente viável, ou seja, a quantia necessária para iniciar a produção. É importante que nessa etapa seja observado estimativas de custos iniciais, despesas e receitas, capital de giro, fluxo de caixa e lucros.

FONTE: Sebrae

Gestão no Campo

Lucro do produtor atingiu 28,44% na soja

Previous article

Planejamento na agricultura familiar como diminuir riscos de produção

Next article

You may also like

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *